CANVAS significa Tela, Quadro.

 

Um americano chamado JOHN SMITH, criou em 1956 um conceito chamado Business Model Canvas, cujo objetivo é usar de uma TELA, um QUADRO, ou seja, um CANVAS criar um plano estratégico ou um plano de negócio.

Business Model Canvas é uma linguagem compartilhada utilizada para descrever, visualizar, avaliar o que se quiser, inicialmente modelos de negócio.
Esse modelo de trabalho se difundiu muito no mundo todo.
Por que o CANVAS se tornou tão popular e útil no mundo corporativo? Porque é ágil, versátil, visual, permite que seja feito de forma colaborativa, dentre tantas outras qualidades e adjetivos ditos por todos que utilizam esse método.
Portanto, atualmente existem centenas de modelos de CANVAS. Cada um adaptado para cada necessidade do uso do conceito original.

Veja um dos tantos depoimentos que existem sobre o uso do Canvas para criação de um modelo de negócio, o famoso Business Plan:

Canvas é uma ferramenta estratégica e empresarial, desenvolvida com o intuito de auxiliar a novos empreendedores a elaborarem seus modelos de negócios. Baseada na metodologia Canvas Business Model. Nosso CANVAS adota um quadro com nove áreas estratégicas distintas, que servem como um ponto de partida para que empresários possam descrever seus negócios.
Por meio de uma interface muito intuitiva e eficaz, o usuário poderá construir seu modelo de negócios por meio do uso de post its em cada uma das áreas estratégias propostas. Nelas, deverão ser incluídas informações relacionadas a, por exemplo, parceiros chaves, atividades chaves, fluxo de receitas e despesas, relacionamento com clientes, entre outros insumos essenciais ara o planejamento e criação do modelo de negócios”.

 

pmvisual_businessmodelcanvas

 


 

A Adpatação do CANVAS para Projetos
Project Model Canvas por José Finocchio

 
O uso do CANVAS no âmbito de Gerenciamento de Projetos foi preconizado por um grande profissional brasileiro da área de Gerenciamento de Projetos: José Finocchio.pmvisual_pmcanvas

A ideia fundamental é permitir que um projeto seja concebido de forma VISUAL e COLABORATIVA, fazendo com que as principais pessoas relacionadas ao projeto tenham uma ÚNICA E MESMA VISÃO à respeito do projeto.

Para alguns projetos pequenos o próprio CANVAS acabará se tornando o próprio Plano do Projeto.

Se pararmos para analisar, todo o conceito de Concepção de um Projeto está baseado no velho “5W e 2H”: Why, What, Who, When, Where, How long e How Much.

Assim, as informações são agrupadas dentro desses mesmos conceitos, por cores, o que ajuda muito o nosso cérebro a visualizar o projeto e por consequencia ter um melhor entendimento de tudo que será feito.


 

O Canvas do PM Visual

A concepção inicial do Projeto é realizada em 2 horas.

 
O CANVAS do PROJECT MODEL VISUAL é um pouco diferente do CANVAS proposta por Finocchio, conforme pode ser observado na figura a seguir:

pmvisual_canvas

 

pmvisual_treinamentocanvas